PERÍODO: SETEMBRO/2025 - PERU MÍSTICO E REINOS DO NORTE

1º Dia – LIMA – 06/09 - Circuito Magico da Água
Chegada ao Aeroporto de Lima, recepção e traslado ao hotel e tarde livre. À noite sairemos para o Circuito Mágico de Águas de Lima, um sistema de piscina moderno (certificado como o maior do mundo pelo Guinness World Records), construído no Parque de Exposições que atrai multidões durante o verão e o inverno, consolidado como uma das novas atrações de Lima. Após a visita, teremos um jantar de boas-vindas. Após jantar retorno ao hotel.

2º Dia - LIMA – 07/09 - Museu Larco e Tour Colonial
Após o café da manhã iremos ao coração de Miraflores no qual poderemos desfrutar de uma vista panorâmica do sítio arqueológico de Huaca Pucllana que funcionou entre os séculos V - VIII DC. Prosseguimos então para o Centro Histórico de Lima para aprender um pouco sobre os 2.000 anos de história e riqueza colonial. Passaremos pela Plaza Mayor que possui importantes monumentos arquitetônicos e edifícios como o Arcebispo de Lima com suas elegantes varandas, o Palácio do Governo e sua magnífica fonte de bronze datada de 1650. Continuamos até o Convento de São Francisco, uma obra-prima da arquitetura colonial onde poderemos apreciar a beleza dos seus claustros monásticos decorados com azulejos e notáveis pinturas que retratam a vida do santo fundador da Ordem, São Francisco de Assis. Nas galerias subterrâneas encontram-se impressionantes catacumbas cuja finalidade, segundo as histórias populares, permanece um enigma. Continuaremos ao bairro de Pueblo Libre para almoçar no Café do Museu Larco. Após o almoço iremos visitar o Museu Larco Herrera, um casarão colonial construído no século XVIII que abriga uma extensa coleção de cerâmicas de arte pré-colombiana e têxteis trabalhados com diversos materiais e ferramentas utilizadas pelos antigos peruanos, além de peças de ouro e prata com pedras semipreciosas e peças de arte erótica. Seguimos então ao Parque do Amor, localizado no Malecón Cisneros em Miraflores, inaugurado em fevereiro de 1993 e cuja parte central exibe uma bela escultura esculpida pelo artista peruano Victor Delfin, dedicada ao amor e cujo nome é. O parque também oferece uma vista magnífica do Oceano Pacífico.
Após o passeio, traslado para o Larcomar, tempo libre, em horário combinado traslado ao hotel.

3º Dia – 08/09 - LIMA / CUSCO / VALE SAGRADO
Voo incluído (Lima / Cusco)
Após café da manhã, traslado para o Aeroporto de Lima para embarque com destino a Cusco. Chegada em Cusco, recepção e traslado para o hotel no Vale Sagrado.

4º Dia – 09/09 - VALE SAGRADO – Tour místico a Huilloc e Ollantaytambo
Pela manhã, visita a comunidade camponesa de Huilloc, na província de Urubamba para participar de uma antiga prática inca chamada Willaq Uma que permitirá entrarmos no mundo espiritual através de um ritual sagrado através do qual você poderá permitir que seus desejos entrem na harmonia do cosmos. O intérprete intercultural irá recebê-lo na comunidade acompanhado de músicos e orientá-lo para a habitação de um colono que o servirá de amigo muñé. Com grande respeito e em um ambiente espiritual, o sábio preparará os elementos que constituem a oferta. você poderá apreciar e reconhecer esses elementos, seu significado simbólico como uma complementaridade harmoniosa entre as forças espirituais e naturais. Depois disso, você caminhará até o lugar sagrado de Sutuq Machay. Este lugar é uma caverna aos pés da colina Quri Var A, e dentro há um altar em que o ritual será realizado como os incas fizeram. A oferta será confiada a um mensageiro que o entregará em um lugar sagrado na montanha de Aya Urqu. Finalmente, os aldeões que o acompanham, o atiraram com música ancestral, desejando-lhe um bom retorno. Tempo livre para almoçar (almoço não incluído). Para finalizar iremos a Ollantaytambo, cidade e o sítio arqueológico habitado ininterruptamente desde os tempos incas. A fortaleza de Ollantaytambo, formada por uma série de plataformas e templos próximos à montanha, é um dos edifícios mais emblemáticos dos Incas.

5º Dia – 10/09 - VALE SAGRADO – Chinchero, Maras e Moray e Mercado de Pisac
Começamos cedo este passeio de dia inteiro ao Vale Sagrado dos Incas. Nossa primeira parada será em Chinchero para visitar o colorido mercado local, onde as comunidades vizinhas se reúnem para comercializar seus produtos, não apenas em dinheiro, mas também em mercadorias. O mercado de Chinchero também é conhecido por seus tecidos artesanais, típicos da região. Também visitaremos uma oficina onde poderemos ver os artesãos da região trabalhando em sua oficina. A partir daqui iremos até as ruínas de Moray, usadas pelos Incas como laboratório agrícola ao ar livre. Nossa próxima parada será nas minas de sal pré-incaicas de Maras, localizadas em uma colina aberta acima do Vale do Urubamba. Continuamos até Pisac, pequena cidade colonial construída pelo vice-rei Francisco de Toledo sobre as ruínas de uma cidadela inca, localizada na entrada do vale extremamente fértil do rio Urubamba, conhecido como o Vale Sagrado dos Incas. por suas atividades agrícolas. Produtos e riquezas que ele trouxe para o Império Inca. Existe um mercado turístico com inúmeras lojas repletas de artesanato, tecidos e comidas locais; especialmente aos domingos, quando algumas mulheres e crianças vestem seus trajes tradicionais. Subimos a montanha acima da cidade para uma breve visita às ruínas de Pisac, com excelentes vistas dos arredores, antes de retornar ao hotel.

6º Dia – 11/09 - VALE SAGRADO / ÁGUAS CALIENTES - Machu Pìcchu
Pegaremos o trem de Ollantaytambo em direção a Águas Calientes. Nossa bagagem será levada através de um veículo para o hotel em Cusco. Essa viagem de trem dura uma hora e meia e oferece espetaculares paisagens andinas. Chegando em Águas Calientes iremos de ônibus por 25 minutos até Machu Picchu, a famosa cidade perdida dos incas. Durante a visita guiada, conheceremos as origens desta impressionante cidadela. Este local, cujo nome significa Montanha Velha, é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, além de uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Explore esse local arqueológico emblemático de beleza incomparável junto ao seu guia.

Ao terminar o tour retornamos a Águas Calientes. Restante do dia livre.

*Bagagem: Leve uma peça como bagagem de mão para o passeio a Machu Picchu. Devido a restrições de bagagem a bordo dos trens de e para Machu Picchu, os passageiros só podem trazer um (1) pacote pequeno com peso não superior a 5 kg (por isso que o restante da bagagem será transportada por um veículo diretamente ao hotel em Cusco).

7º Dia – 12/09 - ÁGUAS CALIENTES – Machu Picchu / CUSCO
Hoje retornaremos a Machu Picchu para visitar as outras atrações que a cidadela abriga. Poderemos subir a Huayna Picchu, que significa Montanha Jovem. Sua subida demora aproximadamente uma hora e nela se encontra o Templo da Lua, um complexo de construções subterrâneas provavelmente destinadas ao uso da elite. Após a visita, retorno a Águas Calientes. Em horário apropriado, embarcamos no trem para retornar a Cusco. Ao chegar na estação de trem, recepção e traslado ao hotel.

8º Dia – 13/09 - CUSCO – City tour na cidade imperial e passeio a pé ao bairro de San Blas
Desfrute de uma visita guiada pela encantadora e mágica pela cidade de Cusco, capital do império inca. Visitaremos o Convento Santo Domingo localizado no templo Coricancha. Depois, conheceremos o templo principal da cidade de Cusco conhecido como a Catedral Basílica da Virgem da Assunção. Posteriormente iremos percorrer as colinas cusquenhas da Fortaleza de Sacsayhuamán, visitaremos o complexo arqueológico de Quenqo, caminharemos pelo complexo arquitetônico militar Puca Pucará e pelo sítio arqueológico de Tambomachay, também conhecido como os banhos do Inca, e finalmente, retornaremos ao hotel. San Blas é um bairro originalmente habitado pela nobreza inca, que ergueu imponentes construções de pedra a pouca distância do que foi Huacaypata, atualmente a Praça de Armas. Ainda é possível apreciar na base de muitas construções o inconfundível rigor dos muros incaicos. Hoje, o bairro é um conglomerado de deliciosas ruazinhas empedradas muito populares entre artesãos que vendem suas obras na rua. Entre suas maiores atrações está a Igreja de San Blas, templo que guarda em seu interior um púlpito que constitui uma obra de arte de incalculável valor, talhado em madeira por um mestre indígena.

9º Dia – 14/09 – CUSCO
Dia livre. Passeio Opcional (não incluído) - Montanha Colorida – Vinicunca – USD 120,00 por pessoa.

Vinicunca, ou a montanha das 7 cores, é uma obra de arte natural a 5.200 metros acima do nível do mar. As suas tonalidades são devidas à acumulação de minerais ao longo do tempo, transportados pelas águas da cordilheira, pelos ventos e pela humidade. Começamos esta aventura para Vinicunca partindo muito cedo de Cusco em direção a Cusipata, onde tomaremos o café da manhã. O percurso continua até chegar no início do ponto de partida da caminhada. A trilha é rodeada por belas paisagens dos Andes e guardada pela majestosa montanha Ausangate, uma das mais importantes montanhas de Cusco, considerada uma entidade sagrada desde os tempos dos incas. A caminhada se dá em meio à montanha e tem uma duração média de três horas (aproximadamente 6km). A paisagem é linda mas é importante que o passageiro não tenha nenhum problema de saúde ou de articulações. Ao final da caminhada iremos de ônibus até Cusipata onde teremos o almoço. Ao final, regressamos a Cusco.

10º Dia – 15/09 - CUSCO – Vale Sul
Hoje o percurso começará no complexo arqueológico de Tipón, que se encontra a 27 quilômetros ao sudeste da cidade de Cusco e seus restos arqueológicos estão perfeitamente conservados. Perto do povoado de mesmo nome, onde se encontra uma impressionante mansão colonial rural (1650), estão 12 terraços ainda cultivados, alguns recintos e um sistema de irrigação considerado uma obra prima da engenharia hidráulica ainda usado pela população dos arredores. Em seguida conheceremos Pikillacta, cidadela pré-inca considerada uma das mais conservadas do Peru e corresponde à cultura Wari, anterior a dos incas. Entre suas 700 estruturas, que abarcam mais de 3 mil hectares, encontram-se edifícios de pedra e barro de dois e três andares, finos terraços agrícolas e a cabeça de um condor lavrada em um penhasco. Calcula-se que nesta cidade, cujas ruas ainda podem ser transitadas, moraram aproximadamente 10 mil pessoas. Finalmente chegaremos a Andahuaylillas. Localizado a 40 quilômetros de Cusco é um povoado pequeno que tem como maior atração a Igreja de Andahuaylillas. Chamada também A capela Sistina da América devido à alta qualidade das peças de arte encontradas nela, a estrutura foi construída no século XVI sobre restos de construções possivelmente Wari. Hoje conta com um órgão de tubos original recentemente restaurado. Após o passeio, retorno ao hotel.

11º Dia – 16/09 - CUSCO / TRUJILLO
Voo incluído (Cusco / Lima / Trujillo)
Após o café da manhã, traslado para o aeroporto de Cusco para embarque a Trujillo. Chegada em Trujillo e traslado para o hotel, restante do dia livre.

12º Dia – 17/09 - TRUJILLO – Huacas (pirâmides) del Sol y de la Luna, Chan Chan e Huanchaco
Hoje conheceremos algumas das mais importantes atrações turísticas de Trujillo. Iremos em direção à periferia da cidade onde se encontram as huacas do Sol e da Lua, dois magníficos edifícios da cultura Mochica. Antes de mergulhar no Peru antigo, você conhecerá uma família de artesãos Moches, cujo trabalho mantém as tradições herdadas de seus antepassados. Segundo pesquisas, a Huaca del Sol era de natureza política, enquanto a Huaca de la Luna era de caráter religioso; entre elas, uma série de ruas, passagens e casas são evidências de que a área era habitada por pessoas de classe média e alta. Após uma visita panorâmica a Huaca del Sol, iremos explorar aHuaca de la Luna, que é a mais impressionante pelo seu nível de conservação eestudo. Seus incríveis murais que permanecem até hoje mostram as diferentes divindades Moches e outras cenas com conotações religiosas. Continuamos a visitaem Huaca Dragon ou Huaca Arco Iris, que pertence à cultura Chimu. É um grande monumento religioso e centro cerimonial e administrativo, construído com adobe ecujos murais são decorados com frisos em relevo mostrando figuras antropomórficas e representando o arco-íris. Sua estrutura piramidal foi usada para realizar cerimônias relacionadas com a chuva e a fertilidade. Continuamos o passeio em Huanchaco, um dos balneários mais tradicionais de Trujillo e popular pelos caballitosde totora - barcos feitos de fibra vegetal utilizados pelos pescadores artesanais para navegar entre as ondas do Pacífico. Aqui você irá desfrutar de um delicioso almoço com sabor local. Finalmente chegaremos a Chan Chan, a impressionante cidade de barro declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Considerada a capital da cultura Chimu, é composta por nove cidadelas que cobrem uma área de mais de 20 quilômetros quadrados, o que a torna a maior das Américas. Os detalhes em suas paredes refletem o grande trabalho realizado em sua construção e que se mantém há mais de mil anos até hoje.

13º Dia – 18/09 - TRUJILLO / CHICLAYO - El Brujo
Você deixará Trujillo em direção ao Sítio Arqueológico de El Brujo, de grande importância para aprender sobre a cultura Moche. Localizada no vale do rio Chicama, a 60 quilômetros de Trujillo, abriga uma das descobertas mais impressionantes dos últimos anos: a múmia da Senhora de Cao, a governante Mochica que mudou a percepção da mulher no Peru antigo. O complexo é composto por três pirâmides: Huaca Prieta, Huaca Cao Viejo e Huaca Cortada. Huaca Cao Viejo é o recinto principal, com frisos decorativos, um pátio principal e uma praça cerimonial. Foi lá que foi encontrado o fardo funerário da Señora de Cao, numa tumba que denotava a importância da personagem. O corpo estava quase intacto graças às técnicas utilizadas para a sua mumificação e decorado com tatuagens e jóias, como colares, brincos e anéis de filigrana no nariz, feitos com ouro, prata, cobre, pedras semi-preciosas e conchas. Após a visita, você vai seguir a estrada para o seu hotel na cidade de Chiclayo.

14º Dia – 19/09 - CHICLAYO – Tucume, Museu túmulos reais e Huaca Rajada
Hoje sairemos de manhã em direção a Ferreñafe para visitar o Museu Nacional de Sicán. A exibição permanente se centra nos aspectos relacionados com o povoado Sicán e sua cultura e poderemos ver detalhes da vida doméstica de seus habitantes e os processos para a fabricação da cerâmica e tratamento dos metais. Além disso, você poderá contemplar a recriação das tumbas dos nobres sicanes. A maior parte dos objetos exibidos se mostra em seu contexto, ou seja, tal como se usavam e como foram fabricados. Depois iremos visitar a cidade de Lambayeque para conhecer o Museu Brünning, onde aprenderemos como foi o alto desenvolvimento da cultura Sicán que floresceu em Lambayeque. O museu possui uma coleção fascinante de joias, cerâmica e têxteis, assim como uma réplica da tumba do Señor de Sipán. Depois prosseguiremos em direção ao Museu Tumbas Reales. Devido ao descobrimento do Señor de Sipán, cuja importância ficou demonstrada na complexidade de sua tumba e sua aparente condição semidivina, teve-se que criar um novo museu que estivesse a altura do achado. É assim que depois de resgatar, pesquisar e restaurar todas as peças registradas se criou o Museu Tumbas Reales, único na América do Sul. Ao término da excursão, regressamos a Chiclayo e ao hotel. A noite teremos um jantar de despedida.

15º Dia – 20/09 - CHICLAYO / LIMA
Após café da manhã, traslado ao aeroporto para embarque a Lima, para conexão internacional.

INCLUÍDO:

  • Passagens áreas de voos domésticos, com 1 bagagem despachada de até 23 kg (Lima / Cusco / Lima / Trujillo) – exceto Chiclayo / Lima;

  • Hospedagem por 2 noites em Lima, 3 noites no Vale Sagrado, 1 noite em Águas Calientes, 4 noites em Cusco, 2 noites em Trujillo e 2 noites em Chiclayo com café da manhã;

  • Traslados desde / até Aeroporto / hotel;

  • Passeios conforme mencionados no itinerário;

  • Serviços em idioma português com exceção de Trujillo e Chiclayo que será em espanhol;

  • 3 almoços;

  • 2 jantares;

  • Bilhete de trem Vistadome ida e volta Ollantaymbo / Águas Calientes